sexta-feira, 6 de maio de 2016
Aprendizagem!
Obaaa! Mais um conceito, mais uma aula! Vamos lá?
Você sabia que a aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura no comportamento, induzida pela experiência?!
Nela há o condicionamento clássico e operante.
O condicionamento clássico (ou respondente) é um processo que descreve a gênese e a motivação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
O condicionamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeitos sobre ou fazem algo ao mundo em redor. Ele opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta ou indiretamente.
Há, também, o reforço positivo, negativo, punição e extinção de comportamento.
Reforço positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta, que o produz.
Reforço negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua.
Punição: se dá em consequência de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.
Extinção de comportamento: é uma resposta que deixa inesperadamente de ser reforçada.
Se, então eu precisasse tomar uma ação disciplinar contra um funcionário, chamaria atenção com reforço positivo, ou seja, falaria de uma forma melhor, mais leve, educada, para incentivá-lo a melhorar.
Qualquer dúvida, é só falar nos comentários! ♥
quinta-feira, 5 de maio de 2016
Comparação das teorias + Motivação
Veja a comparação de todas as teorias motivacionais:
Você sabia que o desejo humano é constituído pela falta, que determina as necessidades? Essas desencadeiam a motivação que conduz para um desejo de satisfazer estas necessidades, porém encontra freios, ou seja, a consciência de risco, que é a ação contrária aos desejos. E, nesse dilema de motivação versus freio, a personalidade é que vai influenciar esta questão surgindo as preferências que levam às escolhas, determinando ou não o ato da compra.
Agora, vamos falar um pouquinho das necessidades e expectativas no trabalho: podem ser caracterizadas por motivos psicológicos e motivos sociais ou em motivação intrínseca e extrínseca.
A intrínseca possui recompensa psicológica, ou seja, é determinada pelas ações e comportamentos individuais de gerentes e funcionários.
A extrínseca possui recompensa materiais, determinadas pela alta direção e que podem estar fora do controle individual de gerentes e funcionários!
Ah! Em falar em trabalho, em faço publicidade. E é muito importante que saibamos tudo isso da área de psicologia. O entendimento da motivação faz com que nós, publicitários, prevejamos o comportamento humano no mercado, pois as necessidades são a base de todo o marketing moderno. A chave para a sobrevivência de qualquer empresa, lucratividade e crescimento em um ambiente de marketing altamente competitivo é a sua habilidade de identificar e satisfazer necessidades do consumidor melhor e antes do que a concorrência.
Quando os consumidores de produtos de limpeza doméstica adquirem e usam tais produtos estão tentando satisfazer a necessidade de desenvolvimento de potencialidades, aprovação, reconhecimento, responsabilidade, visibilidade, permanência no emprego, controle sobre o ambiente, rotina e ordem.
Gostaram das curiosidades de hoje?!
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Teoria das Necessidades Adquiridas, de David McClelland
A quarta e última teoria das necessidades é de David McClelland!!
Necessidades de Afiliação ou associação estão ligadas ao desejo de criar e manter relações amigáveis e calorosas com outras pessoas. Tendem a ser pessoas com forte dependência social dos outros.
Necessidades de Poder estão ligadas ao desejo do indivíduo controlar seu ambiente, outras pessoas e objetos.
Necessidades de Realização estão ligadas à indivíduos com forte necessidade de auto-realização e que possuem comportamento voltado para a competição com algum padrão de excelência.
O indivíduo que tem expectativa de êxito assume tarefas de rendimento por iniciativa própria; quando não alcança um objetivo ou fracassa em uma situação difícil, age com maior resistência e tolerância à frustração; estabelece seus objetivos num grau médio de dificuldade, de acordo com sua capacidade; mantém ou reduz seus objetivos após um fracasso; procura obter informações sobre suas capacidades e as utilizam e, em situações de sobrecarga emocional, evita reações agressivas; em tarefas rotineiras esforça-se menos, prefere tarefas com maior grau de dificuldade, sob pressão de tempo e/ou situações de risco; pode adiar a satisfação de suas necessidades, orienta-se para o futuro; êxitos são atribuídos a fatores externos e fracassos à falta de esforço; é mais criativo e possui capacidade de se relacionar melhor socialmente.
Até o próximo post! ♥
terça-feira, 3 de maio de 2016
Teoria E.R.C, de Clayton Alderfer
Continuando o assunto de Teorias Motivacionais, hoje vamos falar da Teoria E.R.C, de Clayton Alderfer.
Ele diz que existem três necessidades: existenciais, de relacionamento e de crescimento. As existenciais incluem o bem estar fisiológico e material; as de relacionamento incluem relações interpessoais e as de crescimento é desejo constante de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Beeijos e até o próximo post! ♥
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow
Abraham Maslow nasceu em Nova York em 1908 e morreu em 1970. Suas principais influências foram Gestalt, Psicanálise e Psicologia experimental e social. É considerado um dos fundadores da Psicologia Humanista.
Ele criou uma teoria onde o indivíduo sente várias necessidades que não têm a mesma importância então podem ser hierarquizadas. Ele diz que tentamos satisfazer, primeiramente, a necessidade que nos parece mais importante e que ela cessa por um tempo, quando é satisfeita.
Vejam o vídeo para entender melhor:
As necessidades fisiológicas estão ligadas à sobrevivência, ou seja, alimentação, água, ar, abrigo, vestuário, descanso, sexo e lazer. A segurança é física e psíquica, ou seja, ordem, estabilidade, rotina, familiaridade, controle sobre a vida e o ambiente, medo do desconhecido, do novo e da mudança. As necessidades sociais estão ligadas ao relacionamento do indivíduo com outras pessoas, ou seja, são afetivas e emocionais também. É o amor, afeição, pertencimento ao grupo, clube, sociedade, aceitação, cordialidade, interação com os colegas, superiores e clientes. A autoestima está ligada ao prestígio, status, respeito próprio, atenção, reconhecimento dos outros, responsabilidade por resultados, autoaceitação, sucesso, independência, reputação, possibilidade de ascensão na carreira, visibilidade social. Já a auto-realização é tornar-se capaz de desenvolvimento de potencialidades, crescimento, participação das decisões, desafios mais complexos, autonomia, trabalho criativo e autosatisfação.
Aspectos positivos: auto-realização, autoestima, social, segurança, básicas.
Aspectos negativos: conceitos muito genéricos, não podem ser testados empiricamente, necessidades não seguem necessariamente a ordem estabelecida na pirâmide e é muito mais próxima da cultura americana.
Espero que tenham entendido, qualquer dúvida é só falar nos comentários!
Beijos e até o próximo post! ♥
domingo, 1 de maio de 2016
Motivação!
Oláaa! Primeiro post do blog! Sejam bem-vindos! ♥
Hoje vamos aprender sobre Teorias Motivacionais!
Vocês sabem o que é motivação?! É a condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situações. Ou seja, o que o leva a ter determinado comportamento.
Um motivo possui três influências: Impulso, que é um processo interno que incita uma pessoa à agir. Incentivo, que é um objeto, condição ou significação externa para qual o comportamento se dirige e necessidades que são faltas e deficiências que podem basear-se em requisitos físicos, psicológicos, culturais ou aprendidos. Elas podem ser necessidades utilitárias com aspectos objetivos e funcionais ou hedônicas que é a busca de respostas subjetivas ligadas ao prazer, estética e/ou sonho. Para que haja algum comportamento a motivação é influenciada pelas emoções (experiências passadas e presentes) e pela cognição (incentivo). Vejam como funciona o ciclo:
Vocês sabem o que é motivação?! É a condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situações. Ou seja, o que o leva a ter determinado comportamento.
Um motivo possui três influências: Impulso, que é um processo interno que incita uma pessoa à agir. Incentivo, que é um objeto, condição ou significação externa para qual o comportamento se dirige e necessidades que são faltas e deficiências que podem basear-se em requisitos físicos, psicológicos, culturais ou aprendidos. Elas podem ser necessidades utilitárias com aspectos objetivos e funcionais ou hedônicas que é a busca de respostas subjetivas ligadas ao prazer, estética e/ou sonho. Para que haja algum comportamento a motivação é influenciada pelas emoções (experiências passadas e presentes) e pela cognição (incentivo). Vejam como funciona o ciclo:
Por hoje é isso! Não percam o próximo post, falaremos das Teorias Motivacionais de Abraham Maslow! Beijos! ♥
Assinar:
Postagens (Atom)