segunda-feira, 2 de maio de 2016

Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow

Bom, no post anterior, falamos de motivação e, dentro dela, estão teorias motivacionais. Hoje vamos falar da Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow.

Abraham Maslow nasceu em Nova York em 1908 e morreu em 1970. Suas principais influências foram Gestalt, Psicanálise e Psicologia experimental e social. É considerado um dos fundadores da Psicologia Humanista.
Ele criou uma teoria onde o indivíduo sente várias necessidades que não têm a mesma importância então podem ser hierarquizadas. Ele diz que tentamos satisfazer, primeiramente, a necessidade que nos parece mais importante e que ela cessa por um tempo, quando é satisfeita.
Vejam o vídeo para entender melhor:






As necessidades fisiológicas estão ligadas à sobrevivência, ou seja, alimentação, água, ar, abrigo, vestuário, descanso, sexo e lazer. A segurança é física e psíquica, ou seja, ordem, estabilidade, rotina, familiaridade, controle sobre a vida e o ambiente, medo do desconhecido, do novo e da mudança. As necessidades sociais estão ligadas ao relacionamento do indivíduo com outras pessoas, ou seja, são afetivas e emocionais também. É o amor, afeição, pertencimento ao grupo, clube, sociedade, aceitação, cordialidade, interação com os colegas, superiores e clientes. A autoestima está ligada ao prestígio, status, respeito próprio, atenção, reconhecimento dos outros, responsabilidade por resultados, autoaceitação, sucesso, independência, reputação, possibilidade de ascensão na carreira, visibilidade social. Já a auto-realização é tornar-se capaz de desenvolvimento de potencialidades, crescimento, participação das decisões, desafios mais complexos, autonomia, trabalho criativo e autosatisfação.

Aspectos positivos: auto-realização, autoestima, social, segurança, básicas.
Aspectos negativos: conceitos muito genéricos, não podem ser testados empiricamente, necessidades não seguem necessariamente a ordem estabelecida na pirâmide e é muito mais próxima da cultura americana.

Espero que tenham entendido, qualquer dúvida é só falar nos comentários!
Beijos e até o próximo post! ♥

Um comentário:

  1. Esse é "o cara"! Bambambam das teorias de Motivação...
    Para ele, a motivação humana é o cerne de todos as questões relativas ao sucesso da aprendizagem. Comportamentos tais como a recusa de responsabilidade e até mesmo a passividade diante dos dilemas da vida humana são, na verdade, sintomas gerados pela Insatisfação das Necessidades.
    Simples, mas complexo, não??

    ResponderExcluir