quinta-feira, 5 de maio de 2016

Comparação das teorias + Motivação

Veja a comparação de todas as teorias motivacionais:



Você sabia que o desejo humano é constituído pela falta, que determina as necessidades? Essas desencadeiam a motivação que conduz para um desejo de satisfazer estas necessidades, porém encontra freios, ou seja, a consciência de risco, que é a ação contrária aos desejos. E, nesse dilema de motivação versus freio, a personalidade é que vai influenciar esta questão surgindo as preferências que levam às escolhas, determinando ou não o ato da compra.

Agora, vamos falar um pouquinho das necessidades e expectativas no trabalho: podem ser caracterizadas por motivos psicológicos e motivos sociais ou em motivação intrínseca e extrínseca.
A intrínseca possui recompensa psicológica, ou seja, é determinada pelas ações e comportamentos individuais de gerentes e funcionários.
A extrínseca possui recompensa materiais, determinadas pela alta direção e que podem estar fora do controle individual de gerentes e funcionários!

Ah! Em falar em trabalho, em faço publicidade. E é muito importante que saibamos tudo isso da área de psicologia. O entendimento da motivação faz com que nós, publicitários, prevejamos o comportamento humano no mercado, pois as necessidades são a base de todo o marketing moderno. A chave para a sobrevivência de qualquer empresa, lucratividade e crescimento em um ambiente de marketing altamente competitivo é a sua habilidade de identificar e satisfazer necessidades do consumidor melhor e antes do que a concorrência.

Quando os consumidores de produtos de limpeza doméstica adquirem e usam tais produtos estão tentando satisfazer a necessidade de desenvolvimento de potencialidades, aprovação, reconhecimento, responsabilidade, visibilidade, permanência no emprego, controle sobre o ambiente, rotina e ordem.

Gostaram das curiosidades de hoje?!

Um comentário:

  1. Eu gosteeei Mariiii!
    Você tem razão quando diz que a Psicologia é importante para o Publicitário! É fundamental conhecer o consumidor, saber quais são as suas necessidades e desejos para lhe oferecer produtos que o atenda.

    ResponderExcluir